segunda-feira, março 20, 2006

Agricultura portuguesa

Com dados até 2002, um recente (!) estudo da Universidade de Évora, que confirma o que sempre se soube, tornou a chamar a atenção para a Agricultura portuguesa e para a situação miserável em que há muitíssimo tempo se encontra.

Uma vez um Embaixador Português disse-me: “Angola, não é um País conseguido”; hoje, ter-lhe-ia respondido: “E Portugal é uma País des-conseguido”.

A Agricultura Portuguesa é um bom exemplo do que não deveria ter sido feito; mas não só se fez como continua a ser feito. E tudo isso sob a batuta de um Ministério (com milhares de funcionários) que ninguém sabe para que serve (perguntem aos agricultores?).

Há uns quatro ou cinco anos, num debate da TSF, alguém propôs que o Ministério da Agricultura lançasse programas de extensão rural em Portugal. Logo apareceu um Sr. do Ministério indignado: que isso eram soluções à terceiro mundo.

De facto, António Guterres cometeu muitíssimos erros; um deles foi dizer que Portugal não era um País das bananas – enquanto não estivermos convictos que é de facto um País das bananas (apenas “lustroso”, porque integrado na Europa e com o dinheiro da União) não se tomarão medidas suficientemente sérias e “com os pés no chão”.

Sendo toda a sociedade portuguesa, nomeadamente a Agricultura, marcada pela forte intervenção do Estado Português em todos os seus aspectos (aí de quem não faça o que o Estado quer e não seja protegido e financiado por ele) é bom de saber aonde está o culpado …